2016, o Ano das Leguminosas

Por que devemos comer frutas, legumes e verduras?

O vírus zika chegou na América do Sul peninsular e desembarcou primeiramente na Bahia. Apesar de ser uma doença transmitida pelo mesmo mosquito que a dengue e a febre chicungunha, é muito mais “benigna”, e por tanto, não tem preocupado tanto à população. Os sintomas da zika são parecidos com a dengue, porém, mais fracos. Os sinais de infeção começam entre 3 e 12 dias após a picada, e os mais habituais são febre baixa (inferior a 38,5º), dor muscular e nas articulações, dor de cabeça e erupções cutâneas acompanhadas de coceira.

Os sintomas duram de 4 a 7 dias e, como acontece com a dengue e a chicungunha, não há um tratamento específico para a doença, só para os sintomas. O maior problema pode derivar das contaminações combinadas, por picadas de mosquitos transmissores de duas ou as três doenças, pois não se conhecem os efeitos que poderiam produzir.

É por isso, que é imprescindível manter a prevenção para que a fêmea do mosquito não desove em recipientes com água estagnada, nos que possam crescer as larvas. Vasos de plantas, calhas, lagos caseiros, aquários, tanto dentro como ao redor da casa tem que ser constantemente controlados. Além dessas precauções, é recomendável ter telas de mosquitos nas janelas ou na cama e usar repelente sempre que for possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *