A Zika é uma doença infecciosa especialmente perigosa para mulheres grávidas, principalmente nos primeiros 3 meses de gravidez, porque pode causar microcefalia nos bebês. Ela é transmitida pelo mesmo mosquito vetor da Dengue e Chikungunya, o Aedes aegypti.

Sintomas:
Os sintomas mais comuns da infecção pelo Zika vírus são manchas vermelhas pelo corpo, febre baixa, coceira leve a intensa e vermelhidão nos olhos.

Prevenções:

Neste momento, o Ministério da Saúde reforça às gestantes que utilizem apenas medicamentos prescritos pelos profissionais de saúde e que façam um pré-natal qualificado e todos os exames previstos nesta fase, além de relatarem aos profissionais de saúde qualquer alteração que perceberem durante a gestação.

Também é importante que elas reforcem as medidas de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, com o uso de repelentes indicados para o período de gestação, uso de roupas de manga comprida e todas as outras medidas para evitar o contato com mosquitos, além de evitar o acúmulo de água parada em casa ou no trabalho.

Deixe uma resposta